Amai-vos uns aos outros como eu vos amei...

A Busca da Verdade

21-06-2012 09:02

A Busca da Verdade

A verdade é um ideal tipicamente jovem, o amor, por seu turno, um ideal das pessoas maduras e daqueles que se esforçam por estar preparados para enfrentar a diminuição das energias e a morte. As pessoas que pensam só deixam de ambicionar a verdade quando se dão conta que o ser humano está extraordinariamente mal dotado pela natureza para o reconhecimento da verdade objectiva, pelo que a busca da verdade não poderá ser a actividade humana por excelência.

Mas também aqueles que jamais chegam a tais conclusões fazem, no decurso das suas experiências inconscientes, um percurso semelhante. Ter consigo a verdade, a razão e o conhecimento, conseguir distinguir com precisão entre o Bem e o Mal, e, em consequência disso, poder julgar, punir e sentenciar, poder fazer e declarar a guerra - tudo isto é próprio dos jovens e é à juventude que assenta bem. Se, porém, quando envelhecemos, continuamos a ater-nos a estes ideais, fenece a já se si pouco vigorosa capacidade de «despertar» que possuímos, a capacidade de reconhecer instintivamente a verdade sobre-humana.

Hermann Hesse, in 'Elogio da Velhice'

Publicado por pns em novembro 1, 2004 07:40 PM
 

Comentários

Primorosa observação do escritor alemão Hermann Hesse, os jovens assim como muitos adultos ou idosos procuram, como método de satisfação pessoal, acharem seguros quanto as suas verdades individuais ou aquelas impostas pela sociedade,mas ninguém é mais verdadeiro que aquele que não tem nada por definitivo,não digo aquele sem conhecimento da verdade,mas aquele que tem pleno conhecimento de tais(com o "s" proposital). E isso é independente de idade,basta que pisquemos para o mundo,raciocinando...para que este acende e apague sucessivamente...

 

Voltar

Procurar no site

Angola ao rumo do desenvolvimento, tenha mentalidade mentalidade

www.ricardorep3gs.webnode.pt www.tagged.com/ricardordaymc ricardorep3g@gmail.com