Tecnologia de Linguagem de Programação
01-03-2012 15:57TLP (Tecnologoia e Linguagem de Computador)
Tecnologia de linguagem e programação
1- Conceito de Computador
Software
Hardwere
Programa
Linguagem de alto livel
Linguagem de baixo nivel
Linguagem de maquina
Compilador
Interprete
Programa fonte
Programa objecto
Logica de programação
Sequencia logica
Instruções
Algaritmo
Exemplo de algaritmo para (+, x, - e /) 2 numeros
Numeros binarios de 0 a 100
Precondições
Poscondições
Conceito sobre a linguagem de programação
1- Computador: maquina composta por dispositivos eletronicos capaz de receber e executar ordens para processar informações.
2- Hardware: é a parti fisica, (apalpavel) –ex: teclado fonte de alimentação, targetas, etc.
3- Software: é aparte logica (os programas) Ex: word, calculadora, point, etc.
4- Programa: é o conjuto de instruções precisas para que o computador possa processar dados ou informações escrita em codigo determinado.
5- Software como programa de computador: é um programa de computador que é composto por uma sequencia de instruções que é interpretada e executada por um processador.
Linguagem de alto e baixo nivel
1- Linguagem de baixo nivel: sua instruções são muito complexa para nós, mais muito facil para ser compreendida pelo computador.
Ex de linguagem de baixo nivel: assambler
Ex de instruções: move, bp, sp.
Diagrama de bloco de baixo nivel
COMPUTADOR |
USUARIO |
LINGUAGEM DE BAIXO NIVEL |
2- Linguagem de alto nivel: suas instruções são muito facil para nós, mais escreve-se em inglês.
Ex de linguagem de alto nivel: cobel, delphi, c++.
Ex de intruções: berjim (pt – iniciar) end (pt – fim)
LINGUAGEM DE BAIXO NIVEL |
LINGUAGEM DE ALTO NIVEL |
Diagrama de bloco da linguagem de alto nivel
USUARIO |
COMPUTADOR |
3- Linguagem de Maquina: linguagem original de computador, um programa deve estar em uma linguagem de maquina para ser executado.
4- Compilador: é um programa que traduz uma linguagem de alto nivel a linguagem de maquina, um programa compilado esta pronto para ser executado.
5- Interprete: tracdutor de linguagem de alto nivel. Os inteprete executa o programa linha por linha, o programa fica em sua forma original.
6- Programa Fonte: é um programa escrito em uma linguagem e não foi traduzido a linguagem de maquina, pode se modificar.
7- Programa Objecto: programa que encontra-se em linguagem de maquina e já é executavel, mas não pode se modificar.
8- Numeros Binarios: são representados por somente zeros e uns.
1 = sim tem valo
0 = não tem valor
4______2______1__
0 0 0 = 0
0 0 1 = 1
0 1 0 = 2
0 1 1 = 3
1 0 0 = 4
1 0 1 = 5
1 1 0 = 6
1 1 1 = 7
1- Logica: é uma tecnica de encadear o processamento para atingir o determinado objectivo.
2- Senquencia logica: são passos executados até atingir um objectivo ou solução de um problema.
3- Instruções: são conjuntos de regras ou normas definidas para realizar uma acção.
4- Algaritmo: é formalmente uma seuqencia logica e infinita de passos que leva a execução de uma tarefa.
Exemplo de algaritmo para somar 2 numeros.
22 |
25 |
5 |
+ =
1- Escrever valor de A.4
2- Escrever Valor de B
3- Somar A+B e tenho resultado.
100 |
10 |
10 |
Exemplo de algaritmo para multiplicar 2 numeros.
X =
1- Escrever o valor de A
2- Escrever o valor de B
3- Multiplicar AxB e tenho o resultado.
1- Logica : é uma tecnica de encadear o sessamento para atingir um determinado objectivo.
2- Senquencia logica: são passos executados até atingir uma solução de um problema.
3- Instruções: são conjuntos de regras ou normas definidas para realizar uma acção.
4- Algaritmo: é formalmente uma sequencia logica e ifinita de passos que leva a execução de uma tarefa.
Passos para resolver um problema computacional
Para a solução de um problema se há de ter em conta a seguinte metodologia geral de trabalho:
1- Analises: comprensão e leitura dos problemas.
- o que tenho
- o que tenho o que preciso
- Como posso resolver
2- Algaritmo: “nome do algaritmo”
- dar nome para identificar o algartimo deve-se adequado, deve-se experar, em poucas palavrass o que faz o algaritmo.
3- Descrição “texto da descrição”
- o texto da descrição deve ser breve explicar em linhas gerais, os objectivos e caracteristicas do algaritmo.
4- Entrada e auxiliares.
Lista de variaves de entrada e auxiliar
- se especificam todas as variaves de entrada e auxiliares.
5- Precondição: as precondições são as condições dos dados de entrada.
Devem se especificar por separador
- precondição 1
- precondição 2
- precondição n
6- Poscondição: as poscondições são as condições dos dados de saida e também devem ser expressados por separadores em uma linguagem clara.
- poscondição 1
- poscondição 2
- poscondição n
7- Seudo – Codigo: como seu nome indica, é uma forma de representação semelhante ao codigo que se usa para a representação de algaritmo em uma linguagem de programação. Esta forma de representação se basea em linguagem natural.
8- Diagrama de bloco
O diagrama de bloco é uma representação grafica dos algaritmos. Se basea em uo de figura geometricas.
9- Comprovação:
Sempre igual que em matematica, você tem que comprovar , dar valor aos dados de entrada e obtem-se os resultados adequaodos .
Vamos fazer uma analise, como trabalhatr com essas instruções...
Tenham em conta que entra os calculos, não se pode esquecer este promemenor, eles funcionam de 1 a 9 mais numeros por numeros, não se pode saltar nenhum numero, se não será trabalho nulo, nada feito
Conhecimento é preciso investimento
Vamos lá com o primeiro passo analise e o ultimo de comprovação, tem que se ter em conta este promenor.
Vamos começar com: procurar a media de 3 provas, a formula fica T = (P1, P2, P3) / 3, lembra que o valor das provas tem que ser maior ou igual que zero, mais não pode passar de 20, pois o regime da educação nacional de Angola as notas partem de zero até 20.
1- Analise:
- o que tenho P1, P2, P3
- o que preciso – T
- como posso resolver T = (P1+P2+P3)/3
2- Algaritmo: (Media) Divisão
3- Descrição: somar P1+P2+P3 logo dividir por 3 e logo tenho o valor (media) T.
4- Entrada e auxiliar:
- P1 é numero
- P2 é Numero
- P3 é numero
- T é numero
5- Precondição
- P1»0
-P1»0
-P3»0
6- Poscondição
T»0
7- Seudo – Codigo
- Iniciar
- Ler P1, P2, P3,
T«(P1+P2+P3)/3
Escrever
Fim
8- Diagrama
P1+P2+P3 |
T«(P1+P2+P3)/3 |
T |
.
9- Comprovação |
P1 |
P2 |
P3 |
T«(P1+P2+P3) |
T |
12 |
10 |
10 |
10,66«12+10+10/3 |
10,66 |
11 |
9 |
7 |
09«11+9+7/3 |
09 |
15 |
17 |
14 |
15,33«15+17+14/3 |
15,33 |
FIM
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