Amai-vos uns aos outros como eu vos amei...

Evitar o Sofrimento

21-06-2012 09:04

Evitar o Sofrimento

Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é o que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer.

Sigmund Freud, in 'As Palavras de Freud'

Publicado por pns em novembro 2, 2004 09:48 AM
 

Comentários

Freud é líder quanto ao quesito prazer, os libidos humanos e seus excessos. Para Freud,vivemos pelo prazer,o que é bem verdade,infelizmente. Mas devemos aternos ao começo apenas? Aventuras e prazeres diferentes podem nos aguardar quando encontramos trilhos para seguir,qual graça é beijarmos todas as bocas, se estas são apenas bocas e faces;qual a graça de buscarmos máximo libido nas relações sexuais em diferentes pessoas, se todas são braços e pernas entrelaçando-se? Ademais,o interessante é o convívio,as trocas,o prazer de cada dia,sob formas distintas e opostas,a satisfação em ter novos temas,novos pensamentos.Não apenas de carne devemos viver,palavras também existem para unir corações.O gozo a que devemos atribuir-mo-nos deve ser aquele muito mais venturoso e intenso do que ao superficial.Por isso, casais que ficam tempos demasiados juntos ganham muito mais que aqueles que pulam de galho em galho.
Quanto as questões morais...ele está certo se esta for de nossa vontade e se o custo for pensado mais adiante...sacrifícios exigem alterações bruscas na vida.Estragá-la é por demais fácil,manter o gosto como benefício é quase improvável,senão impossível.

 

Voltar

Procurar no site

Angola ao rumo do desenvolvimento, tenha mentalidade mentalidade

www.ricardorep3gs.webnode.pt www.tagged.com/ricardordaymc ricardorep3g@gmail.com