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Tecnologia de Linguagem de Programação

01-03-2012 15:57

TLP (Tecnologoia e Linguagem de Computador)

Tecnologia de linguagem e programação

1-      Conceito de Computador

*      Software

*      Hardwere

*      Programa

*      Linguagem de alto livel

*      Linguagem de baixo nivel

*      Linguagem de maquina

*      Compilador

*      Interprete

*      Programa fonte

*      Programa objecto

*      Logica de programação

*      Sequencia logica

*      Instruções

*      Algaritmo

*      Exemplo de algaritmo para (+, x, - e /) 2 numeros

*      Numeros binarios de 0 a 100

*      Precondições

*      Poscondições

Conceito sobre a linguagem de programação

1-      Computador: maquina composta por dispositivos eletronicos capaz de receber e executar ordens para processar informações.

2-      Hardware: é a parti fisica, (apalpavel) –ex: teclado fonte de alimentação, targetas, etc.

3-      Software: é aparte logica (os programas) Ex: word, calculadora, point, etc.

4-      Programa: é o conjuto de instruções precisas para que o computador possa processar dados ou informações escrita em codigo determinado.

5-      Software como programa de computador: é um programa de computador que é composto por uma sequencia de instruções que é interpretada e executada por um processador.

Linguagem de alto e baixo nivel

 

1-      Linguagem de baixo nivel: sua instruções são muito complexa para nós, mais muito facil para ser  compreendida pelo computador.

Ex de linguagem de baixo nivel: assambler

Ex de instruções: move, bp, sp.

Diagrama de bloco de baixo nivel

 

COMPUTADOR

USUARIO

LINGUAGEM DE BAIXO NIVEL

 

 

 


                                                                                                                               

2-      Linguagem de alto nivel: suas instruções são muito facil para nós, mais escreve-se em inglês.

Ex de linguagem de alto nivel: cobel, delphi, c++.

Ex de intruções: berjim (pt – iniciar) end (pt – fim)

 

 

LINGUAGEM DE BAIXO NIVEL

LINGUAGEM DE ALTO NIVEL

Diagrama de bloco da linguagem de alto nivel

USUARIO

COMPUTADOR

3-      Linguagem de Maquina: linguagem original de computador, um programa deve estar em uma linguagem de maquina para ser executado.

4-      Compilador: é um programa que traduz uma linguagem de alto nivel a linguagem de maquina, um programa compilado esta pronto para ser executado.

5-      Interprete: tracdutor de linguagem de alto nivel. Os inteprete executa o programa linha por linha, o programa fica em sua forma original.

6-      Programa Fonte: é um programa escrito em uma linguagem e não foi traduzido a linguagem de maquina, pode se modificar.

7-      Programa Objecto: programa que encontra-se em linguagem de maquina e já é executavel, mas não pode se modificar.

8-      Numeros Binarios: são representados por somente zeros e uns.

1 = sim tem valo

0 = não tem valor

4______2______1__

0               0             0 = 0

0               0             1 = 1

0               1             0 = 2

0               1             1 = 3

1               0             0 = 4

1               0             1 = 5

1               1             0 = 6

1               1             1 = 7

1-      Logica: é uma tecnica de encadear o processamento para atingir o determinado objectivo.

2-      Senquencia logica: são passos executados até atingir um objectivo ou solução de um problema.

3-      Instruções: são conjuntos de regras ou normas definidas para realizar uma acção.

4-      Algaritmo: é formalmente uma seuqencia logica e infinita de passos que leva a execução de uma tarefa.

Exemplo de algaritmo para somar 2 numeros.

22

25

5


                   +                 =

1-      Escrever valor de A.4

2-      Escrever Valor de B

3-      Somar A+B e tenho resultado.

100

10

10

Exemplo de algaritmo para multiplicar 2 numeros.

                       X                =

1-      Escrever o valor de A

2-      Escrever o valor de B

3-      Multiplicar AxB e tenho o resultado.

1-      Logica : é uma tecnica de encadear o sessamento para atingir um determinado objectivo.

2-      Senquencia logica: são passos executados até atingir uma solução de um problema.

3-      Instruções: são conjuntos de regras ou normas definidas para realizar uma acção.

4-      Algaritmo: é formalmente uma sequencia logica e ifinita de passos que leva a execução de uma tarefa.

Passos para resolver um problema computacional

Para a solução de um problema se há de ter em conta a seguinte metodologia geral de trabalho:

1-      Analises: comprensão e leitura dos problemas.

- o que tenho

- o que tenho o que preciso

- Como posso resolver

2-      Algaritmo: “nome do algaritmo”

- dar nome para identificar o algartimo deve-se adequado, deve-se experar, em poucas palavrass o que faz o algaritmo.

3-      Descrição “texto  da descrição”

- o texto da descrição deve ser breve explicar em linhas gerais, os objectivos e caracteristicas do algaritmo.

4-      Entrada e auxiliares.

Lista de variaves de entrada e auxiliar

- se especificam todas as variaves de entrada e auxiliares.

 

5-      Precondição: as precondições são as condições dos dados de entrada.

Devem se especificar por separador

- precondição 1

- precondição 2

- precondição n

6-      Poscondição: as poscondições são as condições dos dados de saida e também devem ser expressados por  separadores em uma linguagem clara.

- poscondição 1

- poscondição 2

- poscondição n

7-      Seudo – Codigo: como seu nome indica, é uma forma de representação semelhante ao codigo que se usa para a representação de algaritmo em uma linguagem de programação. Esta forma de representação se basea em linguagem natural.

8-      Diagrama de bloco

O diagrama de bloco é uma representação grafica dos algaritmos. Se basea em uo de figura geometricas.

9-      Comprovação:

Sempre igual que em matematica, você tem que comprovar , dar valor aos dados de entrada e obtem-se os resultados adequaodos .

Vamos fazer uma analise, como trabalhatr com essas instruções...

Tenham em conta que entra os calculos, não se pode esquecer este promemenor,  eles funcionam de 1 a 9 mais numeros por numeros, não se pode saltar nenhum numero, se não será trabalho nulo, nada feito

Conhecimento é preciso investimento

Vamos lá com o primeiro passo analise e o ultimo de comprovação, tem que se ter em conta este promenor.

Vamos começar com: procurar a media de 3 provas, a formula fica T = (P1, P2, P3) / 3, lembra que o valor das provas tem que ser maior ou igual que zero, mais não pode passar de 20, pois o regime da educação nacional de Angola as notas partem de zero até 20.

1-      Analise:

- o que tenho P1, P2, P3

- o que preciso – T

- como posso resolver T = (P1+P2+P3)/3

 

2-      Algaritmo: (Media) Divisão

3-      Descrição: somar P1+P2+P3 logo dividir por 3 e logo tenho o valor (media) T.

4-      Entrada e auxiliar:

- P1 é numero

- P2 é Numero

- P3 é numero

- T é numero

 

5-      Precondição

- P1»0

-P1»0

-P3»0

 

6-      Poscondição

T»0

 

7-      Seudo – Codigo

- Iniciar

- Ler P1, P2, P3,

T«(P1+P2+P3)/3

Escrever

Fim

 

8-      Diagrama

 

P1+P2+P3

T«(P1+P2+P3)/3

T

.

 

9-      Comprovação

 P1

P2

P3

T«(P1+P2+P3)

T

12

10

10

10,66«12+10+10/3

10,66

11

9

7

09«11+9+7/3

09

15

17

14

15,33«15+17+14/3

15,33

 

FIM

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